Politics 2.0: A Campanha Online de Barack Obama 2008 - disponível em pdf

O Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais produziu este artigo no início de 2009, analisando a campanha vencedora de Barack Obama, no ano anterior. Foi produzido pelo coordenador do Observatório, o prof. dr. Wilson Gomes e os bolsistas Breno Fernandes, Lucas Reis e Tarcízio Silva. O artigo foi aprovado no Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e será apresentado 03 de junho no GT Comunicação e Política, na PUC Minas.


O artigo está disponível online em pdf: Politics 2.0: A Campanha Online de Barack Obama 2008 . Abaixo, o resumo e slides da apresentação:

Resumo: Este artigo tem como propósito examinar o estágio mais recente do padrão das campanhas políticas online em eleições presidenciais, do ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicação política em redes digitais. Como as eleições americanas de 2008, em geral, e a campanha online de Barack Obama, em particular, representam a face mais recente e, até o momento, a mais exitosa deste tipo de operação política, os recursos e instrumentos empregados na campanha de Obama serão tomados como um estudo de caso. Trata-se, portanto, de uma prospecção sobre uma experiência de emprego de recursos digitais e online em campanhas políticas com o objetivo de reconhecer o patamar a que foram levadas as campanhas online e de estabelecer generalizações sobre tendências e possibilidades deste tipo de campanhas políticas

1 comentários:

Fabio Seixas disse...

Me passem os contatos de vocês.
Fabio Seixas

Digiartes.